sábado, 12 de abril de 2025

Resenha Literária: Guardiões da Profecia de Fábio Keller


A série Guardiões da Profecia, do autor paranaense Fábio Keller, é uma notável incursão ao universo místico e folclórico do sertão nordestino, e, partindo da pena de um escritor sulista que, curiosamente, nunca pisou no Nordeste, é ainda, mais louvável. Composta por A Contenda do Sertão e A Caçada a Lucius, a obra surpreende pela autenticidade e respeito às tradições culturais, espirituais e lendárias da região.

No primeiro volume, desenrola-se uma épica batalha entre o bem e o mal no coração do sertão. O bem é representado por personagens vibrantes como o padre Getúlio, os cangaceiros Gavião, Sanhaço, Sussuarana e personagens sulistas: velho bruxo tropeiro e o menino indígena Charrua — figuras que evocam a força do imaginário nordestino-sulista. Já o mal ganha forma num exército de mortos-vivos liderados pelo Bruxo Mor Crocotá, liderando jagunços, volates e outros bruxos como Bartolomeu, que personificam o medo ancestral das forças ocultas.

Já em A Caçada a Lucius, a narrativa mistura elementos do terror e da fantasia folclórica. Lucius, uma criatura híbrida entre lobisomem, vampiro, etc. devasta a pacata Serra das Flores. Os guardiões, agora reforçados pelo misterioso Padre Lucas e por uma criança enigmática chamada Bento, enfrentam dilemas morais e desafios místicos numa jornada que é tão introspectiva quanto heróica.

Keller faz lembrar o regionalismo mágico de Ariano Suassuna e a tensão entre o sagrado e o profano presente em obras como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. No entanto, seu maior feito é dar voz ao Nordeste com um lirismo próprio, respeitando seus mitos, seu misticismo e sua religiosidade, construindo uma obra que honra essa região profunda.

SILVA, Marcello. 2025

0 comentários:

Postar um comentário