domingo, 13 de abril de 2025

Resenha Literária: Letras de Amarração II – Literatura viva da Planície Litorânea


A obra Letras de Amarração II é mais que uma coletânea literária; é um manifesto de pertença, memória e continuidade. Neste segundo volume da série, quinze autores — oriundos de Luís Correia, ou que ali fincaram suas raízes — entregam ao leitor um mosaico de sentimentos, saberes e vivências, entrelaçados pela geografia simbólica da Amarração.

Este livro coletivo celebra não apenas o espaço físico da Planície Litorânea do Piauí, mas a permanência de vozes que narram o cotidiano, a cultura e o imaginário popular da região com a sensibilidade da tradição oral reinventada em palavra escrita, dando protagonismo a uma literatura que emerge das margens com força própria.

A pluralidade estilística dos autores, muitos deles novos talentos ao lado de nomes já consolidados, evidencia a potência dos projetos colaborativos. Como em Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, há uma travessia simbólica em curso — entre o passado e o presente, o regional e o universal, a memória e a criação.

A obra também revela a importância das políticas públicas (Lei Paulo Gustavo) e incentivos à literatura local, destacando o papel fundamental de coletivos e editoras regionais na propagação da literatura piauiense. Letras de Amarração II é, portanto, um farol para a produção cultural do litoral nordestino, projetando vozes que merecem ecoar cada vez mais longe.

Organizadores: Antonio José Sales e Josiel Barros
Autores: Antonio José Sales, Daltro Paiva, Dêvia Lima, Edna Santos, Floriza Sales, João Francisco de Oliveira, José Ildegardo Saraiva Silva, Josiel Barros, Joyne Rodrigues de Oliveira, Maria Beatriz Sobrinho de Souza, Maria da Luz de Carvalho Santos, Marli Pereira Barros, Moisés Pereira dos Santos, Solange Veras Roque e Trícia Tiemy Inatomi Saraiva.

SILVA, Marcello. 2025

0 comentários:

Postar um comentário