sexta-feira, 26 de agosto de 2016
A elaboração desse pequeno projeto tem em vista dois objetivos: O
primeiro objetivo visa apresentar as poesias do Livro O Pescador, fazendo com
que os alunos tenham um contato diferenciado com a poesia. A ideia é que se
trabalhe com o aluno de uma maneira mais livre, mais lúdica e menos
escolarizada, por meio de atividades em se tenha a possibilidade de fazer
inúmeras leituras de poemas escolhidos pelos alunos, sem se preocupar com
exercícios rotineiros
O segundo objetivo é fazer com que os alunos se sintam motivados a
ler cada vez mais, e por conta própria, textos poéticos; procurar estimulá-los
por meio do prazer que a leitura de poemas pode proporcionar; buscar poemas na
biblioteca, na internet, nos sebos, nas livrarias, etc.
2 - Conversa sobre poesia
O encontro se inicia com uma breve apresentação do autor e do
livro O Pescador, de como foi produzido à obra.
A conversa continua com o diálogo com os alunos sobre poesia (o
Pescador): gêneros, autor, título e formas de expressão.
Durante esta conversa, serão
definidos poema e poesia e
também trabalhar a função e difusão da poesia. Ou seja: o que ela significa na
vida dos alunos, o que eles pensam sobre este gênero e como têm contato com
ele. Neste momento será trabalhado também o conceito de linguagem
poética, a exploração do sentido conotativo das
palavras e a utilização das figuras de linguagem.
A rima
Uma das características que estruturam o texto poético: a rima. Uma
abordagem sobre a rima e sua importância no contexto poético.
Verso e estrofe
Conceitos de verso e estrofe. Esclarecendo neste momento que cada
linha do poema constitui um verso e o conjunto deles que, em geral, apresenta
um sentido completo, formam uma estrofe.
Será abordado o verso livre como aquele que possui leis próprias,
sem um ritmo predeterminado ou predefinido, no qual a metrificação obedece a um
padrão mais livre, seguindo a sensibilidade do poeta e permitindo uma série de
efeitos especiais não anteriormente experimentados pela poesia tradicional.
3 - Seleção, leitura em voz alta
e discussão em grupo de poemas
A atividade estará voltada a um trabalho mais sistemático com a
leitura. Primeiramente, em grupos (no máximo cinco pessoas), os alunos deverão
escolher, dentre os textos do livro de poesia O Pescador, aquele texto (poema) que
achar mais interessante.
A ideia central é que os alunos tenham a possibilidade de ler
vários poemas e que possam discutir entre si até chegarem a um consenso quanto
ao poema. Depois disso, o aluno ou o grupo, podendo fazer uma espécie de
jogral, poderá ler o poema escolhido. Será questionando a respeito do porquê da
escolha, se os outros grupos também gostaram, qual a parte que mais chamou a
atenção, etc.
Para finalizar, os textos escolhidos serão discutidos...
4 - Composição coletiva de um poema
Os alunos deverão se reunir em grupos de 4 a 5 alunos. Cada aluno
deverá escrever, em um pedaço de papel, uma palavra. Pode ser uma palavra que
eles achem bonita pela sua sonoridade, pelo seu significado, que traga alguma
lembrança boa, etc. O grupo colocará as palavras em um envelope, que deve ser trocado
com outro grupo. Cada integrante do grupo, após a leitura das palavras
recebidas do outro grupo, tentará escrever um poema em que todas as palavras
sejam utilizadas.
No final, os alunos que desejarem, poderão fazer a leitura dos
poemas realizados.
0 comentários:
Postar um comentário