![]() |
| Imagem: Aline Veras |
O evento aconteceu na quadra da Escola Epitácio Brito, das 10h às 13h, e transformou o espaço escolar em um cenário de celebração poética e diálogo entre gerações.
Organizado pelo CLAVA – Clube Literário de Chaval, o sarau contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Chaval, da Revista Piauí Poético, do Clube dos Poetas Mortais, da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL), do projeto Piauí em Letras, do Projeto Literaparque e do coletivo Ateliê Poético.
Com leituras de poemas, contos e crônicas, o encontro destacou-se como elo cultural entre as vozes literárias do Ceará e do Piauí, revelando a diversidade criativa da região e a força da literatura como instrumento de aproximação e resistência cultural.
Participaram do sarau, em ordem alfabética: Aline Veras, Amparo Carvalho, Antônio José Sales, Carlos Pontes, Cecília Nunes, Claucio Ciarlini, Claudia Neves, Carvalho Filho, Daltro Paiva, Emanoel Jonas, Etasmda Dias, Gilmar Carvalho, Luciana Fernandes, Maicon Gabriel, Marcello Silva, Maria Eduarda, Paulo Couto (Marta Couto), Rosinha Maciel, Santiago Pontes, Sousa Filho e Tadeu Durval.
“O Sarau Vozes Ceará & Piauí nasceu da necessidade de aproximar nossos escritores e mostrar que a literatura também é território de convivência e resistência”, afirmou o escritor Marcello Silva, um dos articuladores do evento.
"É um momento muito feliz não só para mim, mas também para todas as pessoas que estão aqui. Temos aqui escritores de diversas gerações se encontrando.. se conhecendo e promovendo esse grande dia cultural" concluiu o escritor Claucio Ciarlini
Para a articuladora e escritora Rosinha Maciel "Foi um dia marcado pela pluralidade de vozes... que se encontraram pela palavra. Cada poema declamado...história de vida narrada transformaram o espaço em um verdadeiro território de arte, escuta e sensibilidade"
Ao final das apresentações poéticas houve sorteios de obras literárias aos participantes em um momento de comunhão entre os presentes.
O encontro encerrou-se com aplausos e o compromisso coletivo de dar continuidade à parceria entre escritores dos dois estados, firmando o sarau como ponte literária entre as cidades e autores, inclusive o 2º sarau já está marcado para julho em Parnaíba/PI.








