Viver é urgência! www.marcellossilva.com.br

sábado, 27 de dezembro de 2025

15 anos de Cecília.


Te escrevo hoje, 27 de dezembro de 2025, como se este fosse o primeiro e o último gesto da minha existência, como se toda a minha jornada neste planeta se resumisse a este instante. Não imagino minha vida sem você, nem encontro qualquer razão existencial que não seja a de, nesta vida, ser seu pai.

Uma missão ousada que Deus me deu e que eu, de prontidão, aceitei. Mesmo sabendo dos desafios que essa jornada traria; mesmo sabendo quase nada sobre como ser pai, eu aceitei. E aqui estou, ciente de que estou dando o meu máximo — entre erros e acertos, típicos da missão a mim incumbida.

Te imaginei e te sonhei por inúmeros dias antes mesmo de saber quando você viria. E você veio, desavisada, entre lençóis frios, numa madrugada em que chuviscava em Chaval. As ruas estavam desertas, numa calmaria assustadora que foi interrompida pelo teu choro estridente, estranhando este mundo — vasto mundo.

E você chegou. E só.
Um instante que ressignifica o caminhar de qualquer homem: ser pai.
Uma mistura de felicidade e medo; a consciência de que, a partir dali, já não se anda só no mundo. Há para quem os pensamentos e as orações são direcionados. Há um motivo para não desistir quando as tempestades chegam, um farol no caos.

Queria poder salvaguardar todos os seus caminhos. Ser o próprio escudo, usando meu corpo e minha alma. Mas não posso. Não devo. Há coisas pelas quais você, necessariamente, terá que passar. É o seu caminho. É a sua jornada. Ainda que eu chore, ainda que eu sangre… será você contra você na caminhada.

Só lembre da Grande Luz que sempre existirá na tempestade. Sempre. Acredite, já passei por lá.

Como você se parece comigo — e isso, às vezes, me assusta. Tens os sonhos do mundo e o medo dos fracassos, mas isso, querida, compõe esse concerto existencial. Mantenha os sonhos, dome os medos e ofereça café a eles. Declame poesias. Ouça Belchior. Escreva uma crônica aleatória. Seja.

Aproprie-se de tudo aquilo que já é seu.
Há algo maravilhoso à sua espera.
Vá!

SILVA, Marcello.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

IV Sarau Literário da Escola E.F. São Pedro homenageia Marcello Silva


No dia 12 de dezembro de 2025, a Escola E.F. São Pedro, localizada no Distrito de Carneiro, em Chaval/CE, foi palco do IV Sarau Literário da turma do 5º ano, um evento marcado pela sensibilidade artística e pelo fortalecimento da cultura literária no ambiente escolar. Com início às 15h, o sarau teve como temática “Uma viagem pelas obras de Marcello Silva” escritor chavalense e ex-aluno da instituição, homenageado pela comunidade escolar por sua trajetória na literatura.

O evento contou com a presença do corpo gestor da escola, representado pela diretora Marlene de Pinho e pela coordenadora pedagógica Daiane Rocha, além dos professores Antônio de Pádua, Cirliane Galeno, Clecildo Cardoso, Ivanilde Veras e das professoras idealizadoras do sarau, Francisca Santos e Josélia Oliveira, responsáveis pela concepção e execução do projeto. Representando a Secretaria Municipal de Educação, esteve presente o formador de matemática Valdemi Jeremias. Também prestigiaram o momento os pais do autor homenageado, o senhor Otalício e dona Maria de Lourdes, além de familiares e amigos dos alunos. O evento contou ainda com o apoio e dedicação de todos os funcionários da escola, fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Mais do que um sarau literário, o encontro transformou-se em um verdadeiro espetáculo cultural. Os alunos encantaram o público com recitações de poemas, encenações teatrais, apresentações de dança, exposição de fotografias e desenhos inspirados nas obras de Marcello Silva, demonstrando criatividade, sensibilidade e profundo envolvimento com o projeto desenvolvido ao longo do ano letivo.

Durante a programação, foram exibidos vídeos com depoimentos de amigos e familiares do escritor, incluindo sua filha, Maria Cecília, de 15 anos, que já desponta como jovem escritora. Na ocasião, foi destacada a sólida carreira literária de Marcello Silva, autor de quatro livros — O Pescador, Homo Cactus, Na Garganta Um Sertão Enjaulado e Cangaceiro Fantasma —, além de dezenas de coautorias em coletâneas publicadas em todo o Brasil. Também foram evidenciadas as diversas premiações conquistadas ao longo de sua trajetória, reafirmando a relevância de sua produção literária.

O sucesso do IV Sarau Literário reflete o magnífico trabalho desenvolvido pelas professoras Josélia Oliveira e Francisca Santos, bem como o empenho de toda a equipe escolar, que acreditou no poder transformador da literatura. Merece destaque, ainda, o compromisso e a dedicação dos alunos do 5º ano, que conduziram o projeto com maestria, protagonismo e entusiasmo.

Ao final, o evento reafirmou a importância da literatura e da arte na formação escolar e pessoal dos estudantes, mostrando que a escola é um espaço privilegiado para o despertar de talentos, o fortalecimento da identidade cultural e a construção de cidadãos críticos, sensíveis e criativos.

Fotos: Colaboradores da Escola São Pedro