Viver é urgência! www.marcellossilva.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Escritor Marcello Silva marca presença na Festa Literária de Acaraú com o livro Cangaceiro Fantasma


Entre os dias 16 e 18 de outubro, o município de Acaraú, no Litoral Norte do Ceará, foi palco de um dos mais expressivos eventos culturais da região: a Festa Literária de Acaraú, realizada como parte da Feira Literária do Ceará. O encontro reuniu escritores, artistas, estudantes e leitores em um ambiente de intensa troca de experiências, fortalecendo a cena literária e cultural do interior cearense.

Na vasta programação, esteve a participação do escritor Marcello Silva, que apresentou ao público seu mais recente trabalho, o livro Cangaceiro Fantasma. A obra, que une elementos do regionalismo e do imaginário sertanejo e despertou grande interesse dos visitantes.

Além da exposição de obras, a Festa Literária também foi marcada por alguns lançamentos de livros, dentre esses, houve o lançamento da Coletânea Café do Cazuza, que reúne textos de autores chavalenses. A publicação teve seu lançamento oficial no evento no dia 16 de outubro, com a presença dos escritores Marcello Silva, Rosinha Maciel e Luciana Fernandes, celebrando o fortalecimento da produção literária de Chaval/CE e o intercâmbio entre criadores da região.

Mais do que um evento literário, a Festa Literária de Acaraú movimentou a economia local, atraindo visitantes de várias cidades do Litoral Norte e gerando impacto positivo em setores como o turismo, a hotelaria e o comércio. A iniciativa também teve importante papel social e educacional, ao aproximar estudantes e jovens leitores do universo do livro e da leitura.

Com uma programação diversa, que envolveu debates, lançamentos, apresentações culturais e oficinas, a Festa Literária de Acaraú consolidou-se como um espaço de valorização da identidade regional e de incentivo à cultura como instrumento de transformação. A participação de autores como Marcello Silva, dentre outros, reforça a relevância do evento e o potencial do Litoral Norte cearense como polo de criação literária e difusão cultural.

A Feira Literária do Ceará é uma realização do Governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), das Prefeituras Municipais de Limoeiro do Norte e de Acaraú, e parceria do Banco do Nordeste. A produção é do Instituto Assum Preto.